O câncer de mama é um dos tipos de tumor que mais afeta as mulheres. O mês de outubro é dedicado à conscientização e combate à doença com a campanha nacional Outubro Rosa. Na maior parte das vezes, quando se fala em câncer de mama a primeira coisa que vem à mente é o nódulo no seio.
A maioria das mulheres talvez não saiba, mas existem outros sintomas que podem estar associados ao tumor maligno na região dos seios. Por isso, é importante ficar alerta aos 8 sinais elencados nesse artigo.
Formato e tamanho alterados
O câncer atinge o tecido da mama e por isso acaba deformando os tecidos adjacentes. Por esse motivo, os seios podem crescer devido ao inchaço, ou até mesmo diminuir de tamanhão por causa da retração do tecido mamário.
Vermelhidão e dor
Dores, calor e vermelhidão no local também são sintomas relacionados ao tumor maligno na mama. Caso os seus seios mudem de cor ficando avermelhados, os incômodos do ciclo se prolonguem é preciso buscar auxílio de um profissional. Um outro indicio que precisar ser observado é a sensação de queimação na pele dessa região.
Textura da pele
A mudança de textura na pele é um sintoma de tumor maligno inflamatório. A pele da região fica parecida com casca de laranja. Isso ocorre devido à obstrução dos vasos.
Feridas ou crostas
Além dos sintomas já citados acima, feridinhas ou crostas na região dos mamilos também são sinais de tumor maligno na mama.
Coceira
A coceira pode ser indício de vários tipos de doenças e entre elas o câncer de mama. De acordo com os especialistas, esse indício quer dizer que a enfermidade não penetrou de maneira grave dentro dos tecidos.
Inversão do mamilo
O mamilo pode sofrer deformação em algumas situações. Por isso deve-se observar também essa parte, pois se o câncer estiver na parte de trás da aréola, a pele tende a ficar repuxada podendo ocasionar a inversão do mamilo.
Sangramento e secreção
Muitos sintomas do câncer de mama não são conhecidos pela maioria das pessoas. Por isso, as mulheres precisam ficar atentas ao aparecimento de secreções amareladas e também sangramento.
Caroços e edema nas axilas
O nódulo é um dos sinais mais urgentes e graves da doença. Os caroços podem surgir na região das axilas e quando isso acontece é sinal de alarme, pois quer dizer que a doença se propagou e atingiu o sistema linfático.
Ao apresentar qualquer tipo de alteração descrita nesse artigo, busque a ajuda de um profissional, pois somente ele é capaz de fazer o diagnóstico correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário