Como anda a sua saúde mental? Saiba que se o estresse está atrapalhando a sua saúde, é bom buscar maneiras de relaxar antes de pensar em ter um bebê. Isso porque pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que as crianças de dois anos tinham maior chance de ter problemas de conduta e atenção se os seus pais estivessem ansiosos enquanto eles ainda estavam sendo gerados no útero da mãe. Os cientistas acreditam que o estresse é absorvido pelos parceiros, afetando seus hormônios e comportamento.
E o estudo foi ainda mais longe. Os pesquisadores afirmam que o bem-estar mental do pai — não só durante a gravidez, mas também no momento da concepção — é tão importante quanto o da mãe. “Por muito tempo, as experiências dos pais de primeira viagem foram isoladas ou tratadas isoladamente. Isso precisa mudar. Dificuldades nos relacionamentos iniciais das crianças podem ter efeitos a longo prazo”, comentou Claire Hughes, pesquisadora-chefe.
Publicado na revista Development & Psychopathology, o estudo baseou-se nas experiências de 438 mães e pais, acompanhados aos quatro, 14 e 24 meses após o nascimento do filho. Usando questionários padronizados e entrevistas, os participantes relataram seus sintomas de ansiedade e depressão no terceiro trimestre da gravidez e à medida que seus filhos cresceram. Os pais foram recrutados no leste da Inglaterra, no estado de Nova York e na Holanda.
Claire explica que os bebês tendiam a mostrar um aumento de despeito e inquietação, além de ter mais birras do que aqueles cujo bem-estar dos pais era saudável antes do nascimento. Os pesquisadores também descobriram que as crianças de dois anos eram mais propensas a apresentar problemas emocionais — incluindo estar preocupadas, infelizes e lacrimosas, assim como se assustar facilmente ou serem pegajosa em situações novas — se seus pais tivessem problemas de relacionamento.
(Foto: Pexels) (Fonte: Revista Crescer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário