terça-feira, 21 de maio de 2019

VOCÊ SABE O QUE É UM PRODUTO PASTEURIZADO?


Você já comprou algum produto e percebeu que na embalagem estava escrito que ele era pasteurizado? O que será que isso quer dizer? Que ele foi transformado em pasta? Que ele passou por um processo pastoso?

Não meu amigo! Isso significa que aquele produto passou por um processo onde ele foi submetido a uma alta temperatura (em torno de 70ºC) e logo em seguida a uma temperatura baixa.

PORQUE PASTEURIZAR UM PRODUTO?

Geralmente isso é feito em produtos naturais, como sucos de frutas e leite de vaca por conterem micro-organismos que podem ocasionar problemas ao ser humano se forem consumidos. Ou seja: O processo de esquentar o produto faz com que os micro-organismos não resistentes ao calor sejam eliminados e o rápido resfriamento dele evita a sua deterioração e proliferação destes.


Como a maioria dos micro-organismos são eliminados, a validade do produto é estendida fazendo com que ele possa ficar mais tempo na prateleira do supermercado e evita que você tenha uma intoxicação alimentar.

Quanto maior a temperatura em que o produto é submetido é inversamente proporcional ao tempo em que ele é exposto. O leito por exemplo a 75ºC por 30 segundos.

O Processo não elimina 100% dos micro-organismos, ele garante em média 99,5% de eliminação destes pequenos seres que podem nos fazer mal. Mas mesmo 0,5% dos restantes, principalmente no leite de vaca, podem ser o suficiente para proliferar na prateleira e te fazer algum mal. É um risco mínimo, mas pode acontecer.

COMO SURGIU A PASTEURIZAÇÃO?

Quem inventou este processo foi o químico francês Louis Pasteur. Dai o nome Pasteurização!

O processo ajudou a você a ter leite sempre presente na prateleira do mercado por mais tempo com menor risco de contaminação, além de outros produtos como o queridinho suco de laranja natural!



QUAIS OS PRODUTOS PASTEURIZADOS MAIS COMUNS?

Os mais comuns são leite (Aqui no Brasil é obrigatório o processo no caso do leite) e sucos de frutas como laranja ou manga. Além destes também destacam-se vinho, cerveja, iogurte e queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIÁRIO DO AGRESTE AGORA É "O DIÁRIO"