Um homem de muitas historias e de muitos caminhos, este foi Targino Pereira da Costa Neto, um ícone político e administrativo em dois estados da federação.
Nascido em Araruna/PB, aos 26 de julho de 1937, filho de Pedro Targino Sobrinho, e Maria das Neves de Araújo Targino, era herdeiro do renomado clã familiar Targino, influente na política ararunense desde o início do século XX.
Casou com Dona Germana de Azevedo Targino, com quem teve os seguinte filhos: Silvana, Giovana (in memoria) e Germano.
Vindo de uma família tradicional na política paraibana, cresceu vendo seus parentes administrando e dominando os destinos políticos de Araruna, herdando o gosto pela política de homens como o Major Pedro Targino e o Coronel Gino (Targino Pereira), desta maneira, vê-se animado a também participar como homem público atuando na política. Seu primeiro êxito político, foi aos 22 anos, se tornando o 1º prefeito eleito do recém emancipado município de Tacima/PB, em 1959, derrotando Tercílio Cruz.
Targino Pereira comandou 2 municípios vizinhos por praticamente toda década de 1960, quando também inicia seu bacharelado de Direito, formando-se em João Pessoa, pouco tempo depois foi nomeado Advogado de Ofício do estado da Paraíba, e aprovado em concurso público em 1972, como Promotor público da Paraíba.
No que se refere ainda as disputas eleitorais e cargos públicos segue a cronologia:
*1959 - elege-se prefeito de Tacima/PB;
*1963 - elege-se prefeito da terra natal, Araruna/PB;
*1982 - candidata-se a prefeitura de Nova Cruz/RN, ficando em 2º lugar;
*1982 - diretor da extinta estatal CIDA (Companhia de Desenvolvimento Agrário/RN;
*1988- elege-se prefeito de Nova Cruz/RN;
*1994 - elege-se Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte;
*1995 - assume a Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania, no governo Garibaldi Alves Filho;
*1999 - assume a prefeitura de Goianinha/RN como interventor por 40 dias;
*2004 - elege-se prefeito de Tacima/PB, 41 anos depois, aos 67 anos de idade;
*2008 - reelege-se prefeito de Tacima, aos 71 anos de idade;
*2016 - elege-se prefeito de Nova Cruz, aos 79 anos de idade.
Internado desde o dia 2 de janeiro de 2019, falece aos 81 anos de idade em virtudes de problemas renais, na tarde do dia 7 de janeiro, acometido de um câncer, no Hospital Rio Grande, em Natal/RN.
Targino faleceu no cargo de Prefeito de Nova Cruz, cidade que possui grande história, deixando um legado administrativo, um povo que o credenciava e uma lacuna na sociedade de 3 municípios: Nova Cruz, Tacima, e Araruna, sua terra natal, como homem de muitas ações que melhoraram a vida dos munícipes. Targino é um homem que enfrentou varias fronteiras na política de 2 estados, Paraíba e Rio Grande do Norte, conquistando uma série de amigos e admiradores.
Por: Wellington Rafael
Nenhum comentário:
Postar um comentário