terça-feira, 6 de novembro de 2018

Professores do Sistema Colégio e Curso Comentam Tema da Redação do Enem

Prof. Daniel: Assim como em 2017, o tema foi considerado difícil pela maioria dos professores. Temas assim exigem muita perspicácia dos estudantes na hora de construir suas redações. Atenção também é fundamental, quem não compreendeu que, segundo o tema, é o controle de dados na internet que termina manipulando o comportamento dos usuários teve dificuldades para se manter fiel ao tema. Muita gente deve ter dado uma viajada pela política e suas ideologias de direita e de esquerda, mas o controle de dados manipula o consumo, a venda de produtos e serviços e interfere, na minha opinião, diretamente na liberdade das pessoas. Eu teria ido por essa caminho aí…

Prof. Manoel: A princípio parece ser um tema difícil, uma vez que traz várias formas de leitura, o que pode levar o aluno a fugir do tema central da banca. Contudo o tema foge do tema político e aborda comportamento social, educação e honestidade na divulgação de dados via rede.

Prof. Adelson: Trabalhamos em sala de aula um tema muito semelhante a esse: As consequências das bolhas sociais no Brasil contemporâneo. Tem uma relação muito forte com ele, pois a partir da análise das postagens do internauta as redes sociais promovem uma espécie de bolha na qual só aparecem postagens relacionadas àquilo que o internauta gosta ou crítica. É uma espécie de controle.

Prof. Jorge: Atenho-me a apenas um exemplo a fim de corroborar a tese segundo a qual a possibilidade de manipulação do comportamento de usuários pela Internet é algo factível. Refiro-me, precisamente, à questão das chamadas “fake news”. Verdadeiramente, a disseminação de mensagens com conteúdos ofensivos, cujo propósito era eminentemente nocivo à democracia, na medida em que confundia o eleitor, retirando dele a capacidade de racionalização esperada num momento tão crucial. Nesse sentido, portanto, se nao for adequadamente utilizada, pode a Internet ser utilizada como instrumento de mistificação e manipulação.

Profª. Sthefane Oliveira: Era um tema já esperado, pois sexta a noite (dia 02/11) no noticiário da Globo News foi cogitado o tema Fake News para a redação do Enem. Foi uma feliz escolha este tema, pois os novos ingressantes nas universidades como construtores de uma nova sociedade, não devam ter mentes passivas diante dos fatos, mas um senso crítico diante da realidade. O que já é um pressuposto da Academia, mas agora há um desafio de levar essa criticidade não só para o meio acadêmico, como também para as conversas de calçadas, bem como às redes sociais.

Profa. Izabelita: “Controle de dados” é um termo muito inespecífico, a coletânea dá o norte necessário para saber se “fake news” é o foco ou apenas transversal(por essa razão não posso ser tão precisa na opinião). Inclusive, muitos participantes que estão fazendo a prova, assim como muitos de nós, são usuários controlados, pois se alimentam de informações apenas através das redes. Provavelmente, o maior erro será cercar o termo “fake”, o controle de dados também se refere a não exposição do todo, o que manipula a massa. Coisas como: recortes descontextualizados; bloqueio da impressa; interesses individuais… São armas psicológicas para manipulação.

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