quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Quem são os eleitores de Lula que pretendem votar em Bolsonaro se o ex-presidente não concorrer


Um defende facilitar o porte de armas para todos, diminuir a maioridade penal e priorizar relações diplomáticas do Brasil com Israel, Estados Unidos e Europa. O outro quer reduzir a presença de armamentos em todo o país, fazer com que a pena de prisão só valha para crimes graves e propõe retomar o foco da política externa na América do Sul e África.

Em termos de propostas políticas, Jair Bolsonaro (PSL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão em lados opostos na disputa eleitoral. Mas Marcos Alberto Monteiro, de 51 anos, está disposto a saltar de um “extremo ao outro” na eleição presidencial de outubro. E ele não é o único – integra os 6,2% de eleitores do petista entrevistados pela última pesquisa CNT/MDA que dizem que migrariam o voto para o deputado caso a candidatura do ex-presidente seja cassada com base na Lei da Ficha Limpa.

Motorista há 23 anos, Monteiro nasceu na Paraíba e atualmente mora em Brasília. Argumenta que tem simpatia pelo ex-presidente porque sua família, que mora no interior da Paraíba, melhorou de vida durante os dois mandatos do petista.

“Todo mundo ficou com televisão e internet em Catolé do Rocha. E botaram energia em todos os sítios”, justifica. Durante os dois mandatos de Lula (2003 a 2010), anos de crescimento econômico na América Latina como um todo, foram adotadas medidas de acesso ao crédito e estímulo ao consumo interno, além de programas de transferência de renda.

Mas Monteiro deixa claro que gosta especificamente de Lula – não tem simpatia especial pelo PT, não se considera de esquerda e acha que a situação do país voltou a piorar durante o governo Dilma Rousseff.

“Eu voto na pessoa dele (Lula). Não é o partido. Se ele indicar outra pessoa, eu já não voto. Se Lula não for candidato, eu voto no Bolsonaro”, afirmou à BBC News Brasil.

Na última pesquisa CNT/MDA, divulgada no último dia 22, os entrevistados que tinham Lula como primeira opção foram questionados sobre em quem votariam caso o ex-presidente seja impedido de concorrer, sendo substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), atual vice na chapa.

Nesse cenário, metade dos eleitores de Lula entrevistados se disseram indecisos ou inclinados a votar em branco/nulo. Da outra metade, 17,3% votariam em Haddad, 11,9% iriam para Marina Silva (Rede), 9,6% apostariam em Ciro Gomes (PDT) e 6,2% responderam que, se o líder petista não concorresse, migrariam o voto para Bolsonaro. Na prática, o deputado do PSL ganharia 2,3 pontos percentuais.

O que explica essa migração de votos de um candidato visto como de esquerda para outro de direita?

Voto não-ideológico e preocupação com a violência nas ruas

Cientistas políticos ouvidos pela BBC News Brasil afirmam que há uma lógica por trás da migração de eleitores de Lula para Bolsonaro.

Segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB) Lucio Rennó, o perfil desse eleitor é o de pessoas de classe média e classe média baixa que sentiram melhorias no governo Lula, mas que não são de esquerda, nem têm compromisso de lealdade com o PT.

Ao mesmo tempo em que enxerga no ex-presidente a lembrança de tempos melhores, essa parcela do eleitorado se identifica com o discurso de Bolsonaro em prol da “ordem” e da “tolerância zero” com o crime.

“É uma parcela do eleitorado que vive nas periferias e que está descontente com a classe política por conta dos escândalos de corrupção e dos altos níveis de violência que afetam, principalmente, as áreas periféricas”, diz Rennó.

“Quem tem conseguido dialogar diretamente com esse eleitorado é Jair Bolsonaro. Ele fala a língua desse eleitorado e faz isso com naturalidade.”

O perfil de quem migraria de Lula para o Bolsonaro é diferente daquele dos eleitores cativos do deputado que, segundo as pesquisas de opinião, são sobretudo pessoas com ensino superior e renda alta.

Morador de Taguatinga – região administrativa de Brasília com 250 mil habitantes –, Marcos Alberto Monteiro diz que sua principal preocupação é com a violência. Ele explica que optará por Bolsonaro, caso Lula não concorra, porque se identifica com a proposta do deputado de facilitar o acesso a armas.

“Ele falou que o cidadão de bem vai poder comprar a arma e tirar o porte. Hoje em dia, quem pode andar armado é bandido e polícia. Se a pessoa invade a casa da gente, ele amarra todo mundo e faz o que quer. Se o bandido souber que pode ter arma na casa das pessoas, ele vai agir diferente”, diz o motorista de 51 anos.

A pesquisadora em ciência política Carolina de Paula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), reforça que segurança e emprego serão alguns dos temas centrais nas eleições, e que Bolsonaro pode captar eleitores de Lula mais vulneráveis aos efeitos do aumento da criminalidade.

“O eleitorado do Bolsonaro precisa ser pensado de forma mais heterogênea. Não é só um eleitorado conservador. É uma pessoa que está insatisfeita, que quer mudança e que se preocupa com a violência e o desemprego”, diz.

“É uma pessoa que sente que o Brasil piorou, está descrente com a política e tem saudade do tempo de Lula. Essa pessoa votaria no ex-presidente na esperança de voltar a este tempo. E migraria o voto para Bolsonaro também com essa expectativa de mudança.”

E para onde vão os outros votos de Lula?

Os cientistas políticos alertam que os padrões de transferência de voto podem mudar com o começo da propaganda eleitoral na TV e quando Haddad for apresentado oficialmente como candidato do PT. Como a candidatura de Lula ainda será julgada pela Justiça Eleitoral, o ex-prefeito ainda é apresentado como vice na chapa.

Por enquanto, a principal beneficiária da transferência de votos de Lula é Marina – citada por 11,9% dos eleitores como alternativa de voto depois do ex-presidente.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quarta, no cenário em que Lula é substituído por Haddad, Bolsonaro passa à dianteira com 22%, seguido por Marina (16%), Ciro (10%), o tucano Geraldo Alckmin (9%), Álvaro Dias (4%) e Haddad (4%).

Segundo Carolina de Paula, por ter sido candidata à Presidência duas vezes (em 2010 e 2014), Marina é beneficiada pelo chamado “recall” – quando os eleitores optam por nomes que já conhecem. Segundo o Datafolha, depois de Lula, Marina é a candidata mais conhecida, por 93% dos entrevistados.

“A rejeição da Marina é uma das mais baixas, e o recall dela de 2014 é considerável. É a pessoa mais conhecida desse eleitorado. Como é um período em que as pessoas não viram quase nada dos programas eleitorais, elas não conhecem os candidatos”, diz a cientista política. “Muita gente cita o nome que vem à mente. Marina é mais conhecida.”

Lucio Rennó, da UnB, dá outra explicação para a transferência de votos de Lula para Marina. Segundo ele, a candidata da Rede seria capaz de agregar parcelas dos eleitores tanto de esquerda quanto os mais conservadores por adotar um discurso conciliador e ser “multifacetada”.

“A posição dela é a de achar um meio termo, de uma certa moderação. Ela tem um componente religioso que influenciou votos no passado. Foi militante do PT e tem o lado ambientalista. Essa ambivalência permite atrair eleitores com perfis distintos, tanto ideológicos quanto pragmáticos”, diz. “Por isso, Marina tem herdado parcela relevante dos votos que iriam para Lula. É uma escolha que deixa o eleitor confortável.”

Mas os especialistas também afirmam que parcela dos votos que a candidata da Rede receberia pode “derreter” – aumentando a migração para Haddad quando ele for anunciado oficialmente como o candidato de Lula e do PT.

Haddad aposta no horário da TV

O ex-prefeito de São Paulo é mencionado como opção de voto por 17,3% dos eleitores de Lula entrevistados pela pesquisa CNT/MDA.

Na prática, isso significa que o ex-presidente transferiria 6,5 pontos percentuais para o atual vice na chapa – pouco mais do que transferiria para Marina, 4,5 pontos percentuais.

Mas os cientistas políticos destacam que os resultados tendem a melhorar quando a campanha televisiva começar e Haddad for oficialmente apresentado como a “opção de Lula” para a Presidência. Segundo a pesquisa Datafolha, 30% dos eleitores do ex-presidente dizem que certamente seguiriam a indicação dele.

“Ele é muito desconhecido ainda, mas as pesquisas do Google mostram um aumento da procura pelo nome dele. E quando começar o horário eleitoral gratuito, com certeza teremos uma ideia mais clara da transferência”, diz Carolina de Paula.

Lucio Rennó ressalva, porém, que o PT terá muito mais dificuldade para emplacar o nome de Haddad do que teve para eleger Dilma presidente em 2010, um momento em que o índice de aprovação do governo Lula ultrapassava 80%.

“Tínhamos um governo bem avaliado pela população que tentava se manter no poder. Era um mesmo projeto sendo reeleito”, diz.

“Agora, o contexto é muito diferente. É um contexto de crise econômica que pode ser atribuído às políticas econômicas do PT. E você tem um candidato que foi prefeito de São Paulo com uma avaliação moderadamente negativa da população e que não foi reeleito.”

Ciro corre por fora

Principal nome da esquerda depois de Lula, Ciro foi mencionado por 9,6% dos entrevistados como alternativa no caso de o ex-presidente ser impedido de concorrer, conforme a pesquisa CNT/MDA.

Para os cientistas políticos ouvidos pela BBC News Brasil, o eleitor de Lula que migraria para o pedetista seria de esquerda e adepto de propostas voltadas à redução da desigualdade social, mas sem afinidade com o PT a ponto de votar em qualquer nome indicado pelo ex-presidente.

“É o eleitor mais à esquerda que apoia Lula, mas que não necessariamente é petista ou mesmo simpático ao PT”, diz Lucio Rennó.

“Você tem esse fenômeno de pessoas que votavam no Lula e não necessariamente simpatizavam com o partido, mas simpatizam com a agenda de redução da desigualdade. Esse eleitorado certamente tende a ser aquele que vai escolher Ciro.”

Para a pesquisadora Carolina de Paula, o eleitor que opta pelo pedetista conhece a agenda do ex-governador do Ceará e se identifica com ela por incluir bandeiras como a revisão da reforma trabalhista aprovada pelo governo Michel Temer (MDB).

“No caso do Ciro, a transferência de votos é ideológica. Ele tem posições que agradam a esquerda. Agora, ele ainda é desconhecido da maior parte dos eleitores. Quem votaria nele já o conhece, acompanha a carreira e sabe que os valores dele em termos de política e ideologia estão mais ligados à esquerda.”

Transferência aos demais candidatos

De acordo com a pesquisa CNT/MDA, os demais candidatos receberiam apenas um valor residual de votos de Lula – um percentual baixo a ponto de se enquadrar na margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dos entrevistados, 3,7% disseram que se Lula não concorresse votariam em Geraldo Alckmin; 0,8% em Guilherme Boulos; 0,7% em Álvaro Dias; e 0,7%, em Henrique Meirelles.

“A gente precisa tomar muito cuidado com esses números muito baixos porque a gente não tem como afirmar se são diferentes de zero”, alerta o professor da UnB Lucio Rennó, para quem Alckmin dificilmente herdaria votos de Lula.

“Transferência de Lula para Alckmin é pouco provável, até porque os locais de votação onde eles disputam votos são distintos”, afirma.

BBC

Haddad é "Dilma de Calças"


O candidato a vice-presidente Fernando Haddad é definido por integrantes de parte da cúpula do PT como ‘Dilma de calças’. Trata-se de uma referência ao estilo desastroso de gestão e falta de jogo de cintura política da presidente cassada Dilma Rousseff

Na avaliação de dirigentes da sigla, principalmente os alinhados à tendência majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), tanto Haddad quanto Dilma são ‘incontroláveis’.

Kerinho e Kleber Firmam Parceria Nos Municípios Do Agreste



O candidato à deputado federal, Kerinho Alves (PDT), firmou parceria no Agreste, na grande Natal e em outras regiões do estado com o candidato a deputado estadual, Kleber Rodrigues (AVANTE), para o pleito deste ano.

"Grande é minha alegria em poder caminhar ao lado de Kleber, um filho dedicado do Agreste, um amigo pra todas as horas, homem sério, competente e que dará grandes contribuições ao Rio Grande do Norte na Assembléia Legislativa." Afirmou Kerinho.

Blog do Rudimar Ramon

Após JN, Bolsonaro Conquista 175 Mil Novos Fãs Nas Redes Sociais em 24h


O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), entrevistado ontem pelo Jornal Nacional, da TV Globo, ganhou 175.031 novos seguidores em seus perfis no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube em um intervalo de apenas 24 horas. Os dados foram levantados pela consultoria Bites, especializada em monitoramento de atividades nas redes.

Segundo o estudo, ao qual o InfoMoney teve acesso, o saldo da entrevista de Bolsonaro ao telejornal de maior audiência do País corresponde a sete vezes as conquistas de Geraldo Alckmin (PSDB) nos últimos 30 dias e quatro vezes as de Marina Silva (Rede) no mesmo período.

O movimento gerado foi tamanho que a hashtag #bolsonaronojornalnacional ocupou os trending topics do Twitter no Brasil por 16 horas, sendo 11 delas antes mesmo de o telejornal ir ao ar. Bolsonaro terminou o dia com 909 mil referências neste microblog. Só para se ter uma ideia, Ciro Gomes (PDT) teve 40 mil menções no dia anterior, quando abriu a série de entrevistas com presidenciáveis no Jornal Nacional.

No YouTube, três vídeos publicados nesta quarta-feira já alcançaram 3,1 milhões de visualizações. No Google Brasil, o deputado viu o interesse dos internautas em buscas crescer seis vezes em relação à sua média dos últimos 12 meses. Em uma escala que vai de 0 a 100, Bolsonaro obteve ontem uma média de 25. Lula teve 3,2.

“A entrevista provocou grande perturbação junto à opinião pública digital e reforçou ainda mais a força do candidato no mundo digital, com impactos concretos nos resultados das próximas pesquisas eleitorais”, observaram os analistas da Bites.

“A premissa de que a Internet e as redes sociais funcionarão como caixa de ressonância da TV ficou evidente nessa terça-feira. Um candidato com grande ativo digital, líder nas pesquisas sem Lula, conseguiu mover a rede em sua direção. Tanto para ações positivas como reações negativas”, complementaram.

A expectativa dos analistas é que Bolsonaro mantenha seu atual patamar de intenções de voto nas pesquisas, com variações dentro da margem de erro. Com pouco tempo de televisão e estrutura partidária, o deputado deve usar o capital digital de que dispõe para fazer frente aos ataques que tende a sofrer de adversários, como o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Apesar do desempenho considerado positivo do candidato, um dos episódios mais comentados foi visto como ponto negativo em sua participação no Jornal Nacional. No desentendimento com a jornalista Renata Vasconcellos, o estudo mostra que, aos olhos dos internautas, Bolsonaro protagonizou situação semelhante àquele atrito com Marina Silva no debate da RedeTV!. A situação, porém, foi pouco explorada por adversários até o momento

InfoMoney

Índice Band; Sem Lula, Bolsonaro Lidera Corrida Presidencial, Seguido Por Marina e Ciro Gomes

O Índice Band apresenta pela primeira vez nestas eleições a média das pesquisas para presidente da República. O levantamento considera apenas os votos válidos e revela qual seria o resultado da disputa neste momento e representa uma média de todas as pesquisas registradas divulgadas até o momento.

O resultado foi divulgado na última segunda(27).

Em 2014, o índice acertou o resultado do pleito presidencial no primeiro e segundo turno da eleição.

Confira:

Cenário com Lula:



Cenário sem Lula:


terça-feira, 28 de agosto de 2018

Entre Venezuelanos, 8 a cada 10 Querem Deixar Região de Fronteira


Pelo menos 8 a cada 10 venezuelanos que entraram no Brasil por Pacaraima (RR) desde junho manifestaram intenção de ir para outras regiões do país com ajuda da operação do governo federal. O dado faz parte de relatório do centro de triagem de Pacaraima e leva em conta 7.015 pessoas que foram acolhidas na fronteira de 18 de junho a 12 de agosto.

A cidade enfrenta uma crise migratória e foi palco de confronto no último fim de semana. O governo anunciou o envio de 120 integrantes da Força Nacional para o local.

Apesar de a equipe do presidente Michel Temer ter defendido que é ilegal a possibilidade de fechar a fronteira do Brasil com a Venezuela, o senador Romero Jucá (MDB-RR), líder do governo no Senado, declarou que propôs ao Palácio do Planalto a "suspensão temporária" da fronteira com a Venezuela em Pacaraima.
Um raio-x das pessoas que entraram pela fronteira de Pacaraima no período, o relatório mostra que 70% dos venezuelanos têm pelo menos o ensino médio completo. Mostra, ainda, que as principais experiências de trabalho são: vendedor (10%), construção civil (9%), trabalho doméstico (6%), cozinheiros (6%), cabeleireiros e esteticistas (3%).

Em relação ao estado civil, a maioria dessas pessoas é solteira (57%). Outros 27% têm união estável, 15% são casados e 1% fez divórcio. O ingresso de homens (61%) foi maior que o de mulheres (39%). A maioria tem até 45 anos -acima dessa faixa há apenas 16%. Dos mais de 7 mil imigrantes registrados no período, há 110 gestantes, 119 são pessoas com deficiência, 44 são idosos desacompanhados e 30 têm doenças graves.

O governo brasileiro informou que a política de interiorização dos venezuelanos será intensificada, mas tem enfrentado dificuldade para fazer a transferência, que está mais lenta do que o esperado.
Com informações da Folhapress.

“É Hora de Todo Brasileiro se Mover. Quero Dar Minha Contribuição”, Afirma Geraldo Melo em Entrevista

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (27) a rádio 95 FM, o candidato ao Senado Geraldo Melo (PSDB) apresentou ideias, posicionamento e respondeu às perguntas dos ouvintes. Durante a conversa, Geraldo enfatizou que temas como segurança pública, aumento da violência e combate à corrupção serão priorizados durante o seu mandato, caso seja eleito, e explicou os motivos que o fizeram retornar à política.

“Não estamos satisfeitos com o Brasil, ninguém está. Eu estou disposto a trabalhar. Tenho experiência, conhecimento e disposição para lutar e colaborar para melhorar a atual situação. Quero dar minha contribuição na construção de um país novo. É hora de todo cidadão brasileiro se mover, e também pensar como melhorar nosso Estado e país. Se o povo me der essa oportunidade eu vou poder trabalhar, sobretudo, nas áreas de segurança pública e do combate a corrupção. Não podemos ficar de braços cruzados”, disse Geraldo.

Geraldo também relembrou sua trajetória política, destacando sua atuação e conduta enquanto esteve governador do Rio Grande do Norte e Senador da Republica. “Eu gosto de dizer que tenho as mãos limpas. Por onde passei cumpri meu dever. Eu não tenho nada em minha vida pública que preciso esconder de ninguém,” enfatizou.

Durante a entrevista, Geraldo foi questionado sobre projetos em relação a criação de emprego e renda, e apresentou campos essenciais que devem ser discutidos para fortalecer a economia do Estado. "O sistema econômico é quem deve criar empregos. Aqui no Rio Grande do Norte, por exemplo, somos produtores de petróleo, eu defendo a cobrança do ICMS no estado produtor. Também, somos, hoje, grandes exportadores de energia eólica. É necessário fortalecer este setor, pois é esta atividade que fixa agricultor no interior e gera empregos de maneira difusa em todo o Estado”, explicou Geraldo, reafirmando que vai defender e debater medidas que garantam a reativação da receita tributária do Estado e colaborem para o equilíbrio fiscal, melhorando as fontes de renda do Estado e a oferta de empregos aos norte-rio-grandenses.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

São Gonçalo Promove Primeiro Festival de Teatro

De 27 de agosto a 01 de setembro, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, realiza o 1º Festival de Teatro Pedro Miranda. A mostra tem o objetivo de oportunizar aos artistas cênicos da cidade, o fomento a novas criações na área de dramaturgia e encenação, contribuindo para a renovação da linguagem teatral do município.

O evento conta com uma vasta programação: apresentações de grupos teatrais (que, logo após se apresentarem, irão apresentar ao público sobre o processo de concepção e montagem dos trabalhos), oficinas e debates sobre o cenário cultural são-gonçalense.

A abertura oficial do Festival acontece no dia 27 (segunda-feira), às 19h, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, no centro da cidade.


Confira a programação completa:

27 DE AGOSTO DE 2018

19h – Abertura oficial
20h – Espetáculo convidado – A FARSA DO PODER – Grupo Ribalta em Pauta
21h30 – Coquetel de lançamento do 1º FESTIVAL DE TEATRO PEDRO MIRANDA – Voz e violão (artista local)

28 DE AGOSTO DE 2018

10h às 12h – Oficina – VIVÊNCIA TEATRAL – Professora Ivonete Albano
14h às 16h – Oficina – PERCUSSÃO SUSTENTÁVEL – Professor Marcio Ricelli
19h30 – Apresentação do 1º espetáculo da mostra – OS OLHOS DO PRECONCEITO – Grupo de Teatro Seis Mestre
– Ao término do espetáculo, explanação do grupo sobre processo de concepção e montagem, com debate aberto ao público.

29 DE AGOSTO DE 2018

10h às 12h – Oficina – VIVÊNCIA TEATRAL – Professora Ivonete Albano;
14h às 16h – Oficina – CONCEPÇÃO CORPORAL PARA O TEATRO – Coreógrafo Dimas Carlos;
19h30 – Apresentação do 2º espetáculo da mostra – LÁGRIMAS DO CANAVIAL – Cia de Comédia Loucos.com;
– Ao término do espetáculo, explanação do grupo sobre processo de concepção e montagem, com debate aberto ao público.

30 DE AGOSTO DE 2018

10h às 12h – Oficina – VIVÊNCIA TEATRAL – Professora Ivonete Albano;
14h às 16h – Oficina – OFICINA DE MAQUIAGEM – Maquiador artístico Júnior Minhoca (Shakira);
19h30 – Apresentação do 4º espetáculo da mostra – NUM PAÍS, AS MARAVILHAS DE ALICE – Grupo Teatral Trakinos D’lart;
– Ao término do espetáculo, explanação do grupo sobre processo de concepção e montagem, com debate aberto ao público.

31 DE AGOSTO DE 2018

10h às 12h – Oficina – VIVÊNCIA TEATRAL – Professora Ivonete Albano;
14h às 16h – Oficina – OFICINA DE MÁSCARAS E ADEREÇOS – Artista plástico Núbia Albuquerque;
19h30 – Apresentação do 3º espetáculo da mostra – TRAJETO NEGRO – Grupo Teatral Cangaia;
– Ao término do espetáculo, explanação do grupo sobre processo de concepção e montagem, com debate aberto ao público.

01 DE SETEMBRO DE 2018

10h às 12h – Avaliação do festival com todos os grupos e encaminhamentos para a 2º festival;
14h às 16h – Mesa redonda – A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NO COTIDIANO – convidados;
19h – Espetáculo convidado – APARECEU A MARGARIDA – João Antônio Vale;
20h30 – Entrega de premiação;
21h – Show de encerramento – ISAQUE GALVÃO – Hall do Teatro.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Lançamento da Campanha de Kleber Rodrigues Acontece Neste Domingo Com Grande Adesivaço

O agora candidato a Deputado Estadual Kleber Rodrigues (Avante) dará continuidade ao trabalho que vinha fazendo, com visitas às lideranças políticas espalhadas em todas as regiões do estado. Mas será neste domingo (19) o pontapé inicial e oficial de sua campanha. O primeiro evento será um "adesivaço" de veículos da Região Agreste e o local não poderia ser outro, Monte Alegre a terra de seu pai, o prefeito Severino Rodrigues. Uma grande quantidade de veículos deverá passar pela cidade, vindos dos municípios mais próximos. O evento está previsto para iniciar às 09 da manhã.


É a partir do Ageste que Kleber pretende projetar sua campanha para todo o estado, onde já tem grandes lideranças em todas as regiões. O jovem empresário entrou para o meio político seguindo a mesma linha de raciocínio do pai, que diz ser possível fazer uma política diferenciada, honrando com os compromissos e tratando o dinheiro público com responsabilidade. Severino é um dos gestores mais bem avaliados do estado e acredita que Kleber pode ajudar nessa mudança política também no meio parlamentar.

Agreste Também Tem Federal: Kerinho Confirma Candidatura

Principal adversário político da família Dantas em São José de Mipibú, que inclui o prefeito Arlindo Dantas, o vice-governador Fábio Dantas e a deputada estadual Cristiane Dantas, Kerinho lança sua candidatura à Deputado Federal pelo PDT e defende o nome de Kleber Rodrigues como seu candidato à Estadual.


Kerinho é ex-vereador de São José de Mipibú, onde foi também presidente da câmara durante um de seus mandatos e se tornou o grande nome da oposição em uma cidade com 30 mil eleitores. Sozinho e com a ajuda de amigos, em 2016 Kerinho assustou a família Dantas que há muitos anos está no poder, obtendo uma quantidade de votos inesperada, foram quase 10 mil votos contra 12 mil do então prefeito Arlindo Dantas, tendo ao seu lado os maiores nomes da política municipal, além de sua nora deputada e seu filho vice-governador.

Foi uma façanha e tanto, por isso Kerinho disponibilizou seu nome para, neste ano, entrar na disputa por uma das vagas de deputado federal do estado. Seu conhecimento não se limita apenas à Mipibú, Kerinho tem bases em cidades da Região Agreste e afirma que os votos de seus eleitores são votos casados, Kerinho para Federal e Kleber Rodrigues para Estadual. Vamos acompanhar a caminha do Federal do Agreste.

Vacinação: Dia "D" Acontece Neste Sábado


A campanha nacional vai até 31 de Agosto, mas o dia "D" acontecerá neste sábado (18), onde os postos de vacinação deverão está abertos normalmente para a administração das vacinas em crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade.

O Vexame de Carlos Eduardo no Primeiro Debate

Imagem YouTube
No debate que a Band Natal realizou na noite dessa quinta-feira (16) com os candidatos ao governo do RN, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, renegou a trajetória e o sobrenome de Alves.

Referido pelos adversários pelo nome em que fez política, Carlos Eduardo logo mostrou incômodo com a referência, afirmando que, apesar de ser Alves, tinha sua própria história. Na edição eleitoral desde ano, o palanque de 2014 que foi rejeitado pela população se reedita pelo nome do ex-prefeito de Natal.

Com o temperamento que lhe é peculiar, as derrapagens logo apareceram. Ao se referir a Breno Queiroga, preferiu o chamar de candidato do Solidariedade. Não sabia seu nome.

Nos bastidores, ao ser abordado pela jornalista Thaisa Galvão, disse que não concede entrevistas a blog. Só falou, então, depois que foi alertado pelo vice, Kadu Ciarlini, de que a jornalista estava transmitindo ao vivo. Foi então que ele ensaiou algumas palavras sobre sua expectativa para o debate.

Ao se dirigir ao jornalista Diógenes Dantas, Carlos Eduardo, que tanto brigou no início do programa para esclarecer a questão do sobrenome, deu ao diretor do nominuto.com outra referência: Diógenes da Cunha.

No debate, mostrou seu desconhecimento para além de Natal ao transportar entre duas cidades uma das maiores intervenções hídricas do RN e do Nordeste, a barragem de Oiticica. Situada em Jucurutu, saiu da boca do ex-prefeito de Natal como endereçada em Caicó.

As tolices teriam passadas despercebidas se cometidas por Heron Bezerra (PRTB), mas esse não tem a experiência e o currículo que o ex-prefeito de Natal carrega como credencial para a disputa deste ano.

Via Blog do BG

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Raquel Dodge impugna a candidatura de Lula a presidente da República


O Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de presidente da República. Em peça assinada pela procuradora-geral eleitoral, a também procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o MPE afirma que o petista não é elegível.

Em janeiro de 2018, o ex-presidente foi condenado criminalmente em segunda instância, no âmbito da Operação Lava-Jato. Segundo a Lei da Ficha Limpa, esse fato retirou dele a capacidade eleitoral passiva. O caso será examinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No documento, a procuradora-geral eleitoral apresenta certidão emitida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que confirmou a condenação determinada em primeira instância, e aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Com a decisão do TRF-4, a situação do ex-presidente enquadra-se na lista de condicionantes de inelegibilidade prevista na Lei Complementar nº 64/1990, considerando a redação dada pela Lei da Ficha Limpa (135/2010). Segundo o texto legal, não podem se candidatar condenados em decisão proferida por órgão judicial colegiado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

Em outro trecho do pedido apresentado, Raquel Dodge lembra que o Tribunal Superior Eleitoral já consolidou o entendimento de que condenações como a do TRF-4 são suficientes para a inelegibilidade. De acordo com a Súmula 61 do TSE, um condenado só retoma a capacidade eleitoral passiva oito anos após o término do cumprimento da pena. No caso do ex-presidente, a pena começou a ser cumprida em abril deste ano, após determinação da Justiça Federal.

(Correio Braziliense)

Filho de Ex-Prefeito de Lajes é Sequestrado e Morto em Natal


O filho do ex-prefeito de Lajes Benes Leocádio foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (15) em um sequestro relâmpago na capital potiguar.

De acordo com informações da Polícia Militar, o adolescente de 16 anos foi abordado e rendido por dois homens na Avenida Romualdo Galvão, no Tirol. Os criminosos roubaram o carro e levaram o adolescente como refém.

Ainda segundo informações da PM, os dois criminosos circularam por quase uma hora com o adolescente até que se depararam com uma viatura na Avenida Moema Tinoco, na Zona Norte de Natal. Houve perseguição e troca de tiros com a polícia.

Um criminoso e o adolescente foram baleados. O jovem foi levado para UPA do Pajuçara, na Zona Norte de Natal, mas chegou morto ao local. Um criminoso também morreu. O outro bandido foi preso e levado para a Central de Flagrantes. Com informações do G1.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Fresquinha: Números da Nova Pesquisa Presidencial


Nova pesquisa do Instituto Paraná mostra que o lançamento oficial das candidaturas dos presidenciáveis não alterou o ânimo do eleitor.

Embora deva ser impedido de concorrer por conta da Lei Ficha Limpa, Lula mantém a liderança com 30,8%. No cenário real, sem a presença do petista, Jair Bolsonaro lidera com 23,9% das intenções de voto.

O tucano Geraldo Alckmin alcança no máximo 8,5% dos votos, atrás de Marina Silva com 13,2%. Quase 30% do eleitorado ainda não tem candidato.



O primeiro debate presidencial aconteceu na Band, mas não alterou a imagem e nem impactou na candidatura de nenhum dos presidenciáveis. Duas pesquisas saíram após o primeiro encontro com os candidatos e mostraram que os eleitores continuam não se empolgando com nenhuma das candidaturas.

O segundo debate está previsto para acontecer na Rede TV! Imediatamente apó, novas pesquisas serão encomendadas para aferir como o eleitorado está se comportando após o embate entre os políticos. Na Band, o maior problema detectado foi o número de candidatos que estão muito longe de emplacar suas candidaturas, que não estarão no segundo turno e que consumiram boa parte do horário da atração.

Fonte: O Antagonista

Contagem Regressiva: Campanha Inicia Oficialmente Nesta Quinta (16)

Partidos, coligações e candidatos se preparam para a correria eleitoral, não fosse o fato dessa disputa já ter iniciado há muito tempo atrás, com as pré-candidaturas. As bases já foram montadas, quem se preparou entra em campo com força de ataque, agora é o momento da conquista do voto coletivo, de mostrar o jogo, agora é a hora do contato como o eleitor.


Nenhuma campanha eleitoral esteve tão vinculada à internet, essa de 2018 deverá ser o marco histórico da campanha virtual, muitos votos deverão ser decididos pela consulta nas redes sociais, pela forma com que cada candidato deverá apresentar o seu projeto e pelo histórico político que agora deverá ser um fator primordial. Nunca no país houve uma rejeição tão grande à política, os números de indecisos em estados e municípios ultrapassam todas as expectativas e deverão surpreender mesmo. A eleição deverá ser decidida nos detalhes. A campanha eleitoral inicia de fato nesta quinta-feira (16).

Rei Morto, Rei Posto: "Caicó Amanhece Com Novo Prefeito"

Por Ivanildo Souza


Hoje, 15 de agosto, quem subirá as escadas da prefeitura municipal de Caicó será o prefeito Marcos do Manhoso, ex-vice-prefeito do prefeito afastado e preso ontem, 14, Robson Batata Araújo, durante a Operação Tubérculo.

Subirá as escadas com uma caneta cheia de tinta. Antes, deverá fazer uma reunião com seus auxiliares. Nomeações e demissões à vista. É uma nova gestão que começa.

Lobista Preso na 'Operação Tubérculo' Trabalha no Gabinete da Deputada Cristiane Dantas

O lobista Edvaldo Pessoa de Farias, que foi preso nesta terça-feira(14), com o prefeito Robson Batata Araújo de Caicó, está lotado no gabinete da deputada estadual Cristiane Dantas (PPL).

Segundo dados oficiais, coletados no Portal da Transparência da AL, Edvaldo é “assistente parlamentar” com salário básico que chega a R$ 3.370,56.


terça-feira, 14 de agosto de 2018

Kleber Na Estrada: Pré-Candidato Segue Caminhadas às Vésperas da Campanha

Um final de semana de grandes visitas movimentou as caminhadas de Kleber pelo interior do estado. O pré-candidato esteve em Monte Alegre, de onde partiu cumprindo sua agenda de compromissos, passando por Parnamirim, Brejinho, São José de Mipibú e Baía Formosa.

Em Parnamirim Kleber participou de um encontro promovido pelo ex-vereador Batista e seu filho Vinícius, onde foram apresentados vários amigos que defenderão a bandeira do pré-candidato nesta eleição. De Parnamirim Kleber seguiu para Brejinho onde foi recebido pelo ex-vereador Zé Paulo e amigos, em um encontro que contou também com a presença da vice-prefeita do município, Linda e várias lideranças.


No domingo, o empresário Kleber Rodrigues visitou a cidade de São José de Mipibú ao lado de Kerinho, a principal liderança política de oposição no município, que levou o pré-candidato à acompanhar a realização de alguns campeonatos de futebol na cidade. De São José Kleber seguiu para a comunidade litorânea de Sagi (Praia de Sagi), no município de Baía Formosa, onde foi recebido pelo vereador Alex e acompanhou a realização de um evento em homenagem aos pais.


Durante toda esta caminhada do final de semana, Kleber esteve ao lado de seu pai, o prefeito Severino Rodrigues, com quem celebrou junto o Dia dos Pais.

Repasse de Votos Para Haddad no Nordeste Será Crucial Para Lula

O grande teste de transferência de votos de Lula se dará no Nordeste. A região, que se transformou em fortaleza petista, concentra o maior número de órfãos do ex-presidente quando seu nome não aparece nas pesquisas. O PT terá o desafio de levar quase 20 milhões de lulistas às urnas em outubro para votar em um nome diferente, informa a Folha de S.Paulo.

O ex-presidente tem o apoio de quase 50% dos nordestinos, mas Fernando Haddad ainda é um virtual desconhecido. Em simulações de segundo turno na região, o substituto de Lula fica tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro (25% a 28%), perde para Geraldo Alckmin (30% a 21%) e toma uma lavada de Ciro Gomes (40% a 14%).

A esperança dos petistas está no estoque de eleitores sem candidato. Com Lula fora da parada, pelo menos 4 a cada 10 moradores da região não sabem quem escolher ou declaram voto em branco ou nulo.

Da prisão, o ex-presidente azeitou a estrutura partidária do PT e de seus aliados para dar a largada em uma transferência em massa de votos quando Haddad for oficialmente ungido como seu substituto.

Política do Dia: Chapão Fechado com Encaixe de Rafael Motta

Finalmente o grupo do governador Robinson Faria (PSD) conseguiu fechar sua nominata à Câmara Federal. Depois de promover alguns “expurgos” de nomes, o chapão está pronto.

A oficialização ocorreu em registro nesta segunda-feira (13) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ficou definida como Coligação Trabalho e Superação I.


segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Política: Dirigentes de PDT Dizem Que Carlos Eduardo Não Respeita Suas Bases e Deixam o Partido

A Fonte


Por Carlos Santos

Toda a Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Mossoró, apresenta pedido de desligamento de cargos. Através de “Nota à sociedade” distribuída à imprensa, os componentes do colegiado justificam a decisão, “pela forma como a Executiva Estadual conduz decisões relativas à campanha deste ano, sem ouvir e respeitar suas bases, além de supervalorizar aliados de ocasião”.

Veja a íntegra em boxe abaixo:

Nota à sociedade

“Por decisão pessoal e conjunta nossa, integrantes da Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Mossoró, comunicamos o afastamento dos respectivos cargos que ocupamos nesse colegiado.

Justificamos essa decisão, pela forma como a Executiva Estadual conduz decisões relativas à campanha deste ano, sem ouvir e respeitar suas bases, além de supervalorizar aliados de ocasião.

Nosso desligamento é uma forma de protesto, mas ao mesmo tempo de respeito à própria legenda e à sua história.

Antônio Tomaz Neto – Presidente
Genivan Vale – Vice-Presidente
Jeferson Daniel da Silva Araújo – Tesoureiro
Clélio José de Sena -Membro da Comissão Provisória
Jaedson Túlio da Silva Araújo – Membro da Comissão Provisória
Talita Suanny de Araújo Almeida – Membro da Comissão Provisória.”

Cosern Abre Inscrições Para 60 Vagas em Curso Gratuito de Eletricista


COSERN vai oferecer um curso gratuito de eletricista em Natal e Mossoró. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (13) no site da empresa. Ao todo, são 60 vagas: 30 para Natal e 30 para Mossoró. O curso acontece de setembro a dezembro nessas duas cidades. Os candidatos passarão por um exame de seleção que será realizado conforme local e horário a ser divulgado pela concessionária.

Em Natal, as aulas teóricas e práticas do curso serão realizadas nas instalações do CTGÁS (Av. Capitão Mor Gouveia, 2779, Lagoa Nova) e em Mossoró nas instalações do SENAI (parte teórica) e da COSERN Mossoró (prática).

Os candidatos à seleção precisam ter mais de 18 anos, ensino médio completo, CNH categoria B (desejável C) e formação em Eletricista de Instalações Residenciais, Prediais ou Industriais. O prazo de inscrições para seleção, feitas exclusivamente no site da COSERN, encerra no dia 24 de agosto.

O curso de eletricista da COSERN terá aulas ministradas das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta, com duração de 470 horas. Depois de formados, os eletricistas passarão a fazer parte do “Banco de Talentos” da COSERN para possíveis oportunidades futuras de trabalho.

Serviço

Seleção para o Curso de Eletricista da Escola de Eletricistas da COSERN

De 13 a 24 de agosto, exclusivamente no site da COSERN (www.cosern.com.br).

Pré-requisitos:

• Maior de 18 anos;
• Ensino Médio completo;
• CNH do tipo B;
• Certificado de Formação em Eletricista de Instalações Residenciais, Prediais ou Industriais.

Documentos necessários:

• Cédula de Identidade – RG;
• CPF;
• Título de Eleitor;
• Certificado de Reservista (para o sexo masculino);
• Comprovante de endereço atualizado;
• Comprovante de conclusão do Ensino Médio;
• Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo categoria “B”, válida.

PM Apreende Foragido Após Patrulhamento Ostensivo

No dia 12 de agosto de 2018 (Domingo) a Polícia Militar através da 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar (Canguaretama), quando o GTO (Grupo Tático Operacional) em patrulhamento no conjunto de Nossa Senhora da Conceição, que faz parte do maior bairro do município em número de habitantes, e também conhecido por concentrar membros de facções criminosas, manter um intenso tráfico de drogas, além de assaltantes e latrocidas na cidade, muitos foragidos da justiça, (tudo isso devido à falta de políticas públicas efetivas como esporte, saúde, segurança e educação) se deparou com elementos em atitude suspeita, onde foi iniciada a abordagem policial e em seguida foi constatado um mandado de prisão pelo art 121. do CP a um dos abordados de nome Clóvis Paulino do Nascimento, residente no mesmo bairro na cidade de Canguaretama.

O mesmo foi conduzido e entregue a Delegacia de Polícia de plantão nesta mesma cidade onde foram tomadas as medidas cabíveis. A 2ª Companhia do 8º Batalhão mantém as ações policiais do seu GTO (Grupo Tático Operacional) concentradas nos dois bairros com o maior índice de ocorrências policiais até que haja uma diminuição para índices de criminalidade aceitáveis para uma cidade do interior do RN com 30.000 habitantes.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Lula Tenta Última Estratégia Para Ser Solto e Piora Sua Situação


Preso, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acha que foi condenado injustamente, primeiramente pelo juiz federal Sérgio Moro e segundamente pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4° Região), porém o petista analisou que antigamente a prisão após condenação de segunda instância não era necessária.

Primeiramente a defesa do ex-presidente foi questionar o STF (Superior Tribunal Federal) se a prisão após condenação de segunda instância não era um erro, após uma votação acirrada a decisão foi mantida e Lula continuou na prisão, mas agora os advogados petistas foram ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) tentar uma última estratégia para conseguir ficar solto.

A defesa de Lula alegou à Quinta Turma do tribunal que, na decisão dada pelo STF, a prisão em segunda instância era uma possibilidade e não uma necessidade, após os argumentos serem analisados, o pedido de liberdade de Lula foi negado por termos técnicos encontrados pelo ministro Felix Fischer.

Lula tentou achar uma brecha no regulamento criado pelo STF para que não determinasse sua prisão em segunda instância, entretanto agora o ex-presidente piora a sua situação, pois acaba de descartar uma chance de recorrer à sua liberdade.

O intuito de Lula é conseguir se candidatar à presidência da República, inclusive o PT anunciou o mesmo como seu candidato oficial, mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve analisar esta candidatura e provavelmente barrá-la, pois a Lei da Ficha Limpa não permite que haja quaisquer candidatos à cargos eleitorais condenados por um colegiado de juízes.

O PT ainda não divulgou o seu plano 'B', mas a mídia desconfia que o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, seja o candidato oficial do partido caso o TSE barre esta candidatura do ex-presidente Lula.

Operação Conjunta Entre PM e PRF Recupera Carga Roubada Na Região Agreste


Nesta quinta-feira (09) uma ação policial integrada entre a PM (2º CPM/ 8º BPM e NORE) e a PRF no município de Canguaretama recuperou o caminhão e a carga que tinha sido roubada na BR-101. Em cinco meses, dos 5 roubos de caminhão e da carga transportada, a Polícia recuperou 4 caminhões, inclusive a carga no mesmo dia.


A 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar (Canguaretama) informou que já mapeou os locais dos esconderijos dos caminhões com a carga onde possivelmente há uma quadrilha de criminosos naquela região com receptadores da carga no próprio município, e agora a investigação policial será com a Delegacia Especializada de Roubo de Veículos -DEPROV.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Vamo Rir Que é Melhor


Lembra da Tiazinha? Hoje, Aos 40 Anos, Ela Continua de Tirar o Fôlego; Veja Fotos Recentes da Musa


No final dos anos 90, uma personagem atraía todos os olhares do público masculino no extinto programa H. Tiazinha realizava no palco alguns dos desejos imaginários dos garotos da platéia no programa comandado por um ainda jovem Luciano Huck na Band. Geralmente vestida com um espartilho, máscara de Mulher Gato e um chicote, ela enlouquecia os homens com toda a sua sensualidade.


A personagem cresceu tanto que a musa acabou ganhando um programa próprio, também na Bandeirantes, além de posar sem roupa duas vezes para a revista Playboy. Tiazinha também chegou a gravar um CD com a participação do cantor Vinny, e até figurinha de chicletes a musa virou.

Após o programa se extinguir, Suzana Alves, que interpretava a Tiazinha, foi convidada em 2002 para a segunda temporada do reality show Casa dos Artistas no SBT, em que a musa competiu com nomes, como sua ex-colega de programa Joana Prado, que fazia a Feiticeira, o lutador Vitor Belfort, o ator André Gonçalves e a atriz Ellen Roche.

Os anos se passaram e Suzana Alves acabou deixando a Tiazinha para trás, no entanto, a sua personagem nunca caiu no esquecimento, principalmente por parte do público masculino.

Suzana voltou a fazer televisão recentemente, como atriz em algumas tramas da Record, além de participar em 2017 do reality show Dancing Brasil, apresentado por Xuxa Meneguel.

Veja abaixo fotos recentes de Suzana Alves:




Quinta Turma do STJ Nega Outro Recurso de Lula Para Suspender Prisão


A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou outro recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para suspender os efeitos da condenação dele no caso do triplex em Guarujá.

Lula está preso desde abril, em Curitiba, depois de ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula se diz inocente.

A decisão da Quinta Turma do STJ é do dia 2 de agosto. A turma negou, por unanimidade, recurso da defesa do ex-presidente contra decisão individual do ministro Félix Fischer, do relator da Lava Jato na Corte, do dia 11 de junho. A íntegra da decisão não foi disponibilizada.

Votaram para negar o recurso, além do relator, os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik.

A expectativa da defesa, que fez o mesmo pedido ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal, é de que ele responda em liberdade enquanto aguarda julgamento de recursos nas instâncias superiores.

A defesa do ex-presidente argumenta que há irregularidades no processo e, por isso, pediu ao STJ e ao Supremo que suspenda o cumprimento da pena.

Justiça Decreta Indisponibilidade de Bens de Deputado e de Servidora “Fantasma” Que Ganhava Quase R$ 15 Mil


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conseguiu que a Justiça potiguar decretasse a indisponibilidade de bens do deputado Nelter Lula Queiroz e de uma servidora “fantasma” da Assembleia Legislativa, Kadydja Rosely, até o valor de R$ 1.018.825,71. A determinação do desembargador Ibanez Monteiro reforma decisão anterior de primeira instância, que tinha sido proferida pela 4ª vara da Fazenda Pública de Natal e atende a um recurso interposto pelo MPRN.

O Ministério Público ajuizou ação civil pública de responsabilização por atos de improbidade administrativa para apurar a prática de atos atribuídos aos réus de 2005 até a presente data. Na ação, o MPRN apontou que a dupla desviou recursos dos cofres da Assembleia por meio do “cheque salário” e transferências bancárias destinados a servidores inseridos fraudulentamente na folha de pagamento. O objetivo era obter vantagem de cunho patrimonial em benefício próprio e de terceiros.

Ambos se beneficiaram da utilização da figura fraudulenta e conhecida popularmente como “funcionário fantasma”, ou seja, aquele que apesar de receber a remuneração, não trabalha ou o faz apenas de maneira parcial, eventual ou esporadicamente. A consequência é enriquecimento ilícito e causando dano ao erário, bem como a violação a princípios constitucionais da moralidade, da impessoalidade e da eficiência.

Kadydja Rosely, que constava na folha de pagamento da AL, segundo apurou o MPRN, residia a 3.755 km de Natal, em Foz do Iguaçu (PR), onde possuía vínculo formal de trabalho com a Associação Educacional Iguaçu desde 2009 (entre diferentes outros vínculos de trabalho) e registro junto ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná desde agosto de 2005 – além de ter casado com pessoa nascida e domiciliada na cidade paranaense.

Tal condição torna impossível a prestação de serviço como analista legislativa junto à AL, cargo efetivo ocupado por ela desde 1998 e cuja última remuneração foi no valor de R$ 14.832,77. Após diversas diligências investigatórias, mediante requisições de documentos, pesquisas em bancos de dados e escuta de testemunhas, com a finalidade de angariar elementos que pudessem esclarecer a verdadeira situação funcional de Kadydja Rosely, restou demonstrado invariavelmenelternte que ela jamais prestou qualquer tipo de serviço à AL.

A demandada, inclusive, pediu desligamento da faculdade em que dava aula (que integra a Associação Educacional Iguaçu) em março de 2016, um mês após a disponibilização dos nomes dos servidores da AL no seu portal da transparência.

Nesse sentido, o deputado estadual Nelter Queiroz foi o responsável pela manutenção de Kadydja Rosely na relação de pagamento da casa legislativa, para o recebimento de remuneração sem que existisse qualquer contraprestação. Vale dizer que era de seu inteiro conhecimento a condição de “fantasma” da demandada, pois a servidora era lotada em seu gabinete. A gravidade da conduta evidencia-se quando o deputado, em documento anexado aos autos, informa que a servidora cumpria expediente regular no setor de lotação.

Para o MPRN, toda essa construção demonstra a má intenção e a finalidade de favorecimento, mediante a utilização de recursos públicos para “presentear” determinadas pessoas, afastando-se total e indisfarçadamente do interesse público, sendo as atribuições do cargo de deputado estadual empregadas para satisfazer interesse integralmente particular.

Fonte: Portal do MPRN

Severino em Brasília: Prefeito de Monte Alegre é Recebido Pelo Deputado Fábio Faria e Levado ao Ministério das Cidades


Um dos prefeitos mais bem avaliados do estado não cansa de correr atrás de projetos e emendas para sua Cidade Monte Alegre, lugar onde Severino tem uma administração com mais de 85% de aprovação de seus munícipes. Nesta quarta-feira o prefeito esteve em Brasília, onde foi recebido por parlamentares potiguares, entre eles o Deputado Federal Fábio Faria, que o levou ao encontro do Ministro das Cidades Alexandre Baldy. Um dos objetivos do encontro com o Ministro é a busca de recursos para a pavimentações no município.

DIÁRIO DO AGRESTE AGORA É "O DIÁRIO"